quinta-feira, 14 de julho de 2016

Primeiro Encontro Premium de Mães

Fui no evento 1º encontro premium de mães organizado pela Psicopedagoga Tarine Gulusian no Espaço Maison Kids na zona oeste de São Paulo.




Foi um encontro super bacana, com palestras bem informativas. Foi uma tarde de muito aprendizado para mamãe e papai (acreditem, o papai foi junto!!!). Foi um passeio em família, além de aproveitarmos bem o domingo, conseguimos tirar muitas dúvidas da nossa maternidade. Nicole foi junto e passou o evento todo bem comportada e a maior parte numa soneca muito gostosa. O tempo ajudou muito e deixou todo mundo bem disposto.


Teve a palestra com a Consultora do Sono, Dra. Eu amei essa palestra, tirei muitas dúvidas e pude sentir um pouquinho melhor do que estou passando com a Nicole. Coisas que posso destacar da palestra:

- A melatonina é mais acelerada e a adrenalina diminuída no período de 06 a 08 horas da noite, tanto nos bebês como nos adultos, o ideal para que um bebê consiga desenvolver bem esta parte é ser colocado para dormir entre esse horário. Assim ele terá uma noite de sono mais tranquila mesmo acordando algumas vezes durante a noite. Após esse horário a melatonina diminui e a adrenalina aumenta, o que deixa o bebê bem agitado e não conseguindo manter um sono profundo.

- A Nicole tem muitos pesadelos e isso é algo que sempre suspeitei de ela ter puxado a mim, sempre sonhei muito e pesadelos eu acordo gritando as vezes. A Nicole é igualzinha. Papai fez questão de tirar essa dúvida com a Dra. E ela confirmou que se eu tivesse isso, a Nicole teria também. 50% das coisas vem da genética e infelizmente não tem cura pra isso, apenas as rotinas de sono que podem “acalmar” a criança e adiando que ela entre nesse ‘pico’ no momento em que estiver dormindo.

- É muito importante que o bebê tenha uma rotina de sono desde o primeiro dia. Não necessariamente largar o bebê dormindo no berço, você pode utilizar do quarto compartilhado até os primeiros 4 meses de vida. Mesmo acordando durante a noite, não se deve tirar o bebê do quarto, assim ele crescerá sabendo que aquele ambiente é o ambiente que deve dormir após certo horário.

- Um bebê de 0 a 1 ano de vida deve tirar no mínimo 4 sonecas por dia, evitar que ele tire essa soneca no mesmo local que irá dormir, para que ele não associe aquele momento com a noite de sono.

- Muitos dizem que devemos deixar a criança chorar no berço sozinha até ela dormir, embora isso seja um método mais rápido, não é legal de usar. Além de ser algo totalmente doloroso para os pais e o bebê, pode traumatizar a criança após a sua infância, mostrando insegurança em qualquer momento em que tenha que enfrentar. Trabalhar o momento do sono com a criança é algo que é preciso fazer com calma e paciência, sem causar nenhum trauma no bebê.

- O bebê só ficará bem cuidado e tranquilo, quando a mãe estiver descansada, alimentada e tranquila. É muito importante também pensar na mãe neste momento e a colaboração dos papais nesta fase da vida do bebê é fundamental. A mamãe tem que procurar sempre descansar junto com o bebê se possível.

Teve muitas coisas além disso, mas creio que extraí o mais importante. Em seguida teve a palestra com a Pediatra e especialista em amamentação a Dra. Foi destaque da palestra:

- Como extrair o leite materno, é muito importante fazer a extração para estimular a produção do leite. Mesmo não amamentando mais, assim a mamãe evita possíveis casos de mastite e engurgitamento.

- Peito não é estoque, é fábrica. Por isso que ficam empedrados, pois não foi feito para deixar o leite lá e sim para ser retirado, seja para o bebê ou apenas para excluí-lo.

Além das palestras, ganhamos uma sacola de mimos. E eu fui sorteada e ganhei um Flybaby (ajuda nos primeiros passos da criança). Imagina como a mamãe ficou feliz, o papai então, nem se fala!



Foi muito bom ter participado ... aguardando o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário