terça-feira, 12 de julho de 2016

Vacina Rotavírus - Polêmica

Essa semana aconteceu um episódio muito triste com uma querida mamãe que acompanho no grupo de facebook Mamães Tatuadas. A filhinha dela faleceu após tomar a vacina do rotavírus.




A vacina contra o rotavírus é dada em recém nascidos a partir dos 2 meses de idade até os 8 meses. Ela serve para a proteção contra o vírus da família Reoviridae que causa grave diarreia (em carácter aquoso e com aspecto gorduroso), geralmente vem acompanhada de vômito e febre alta. Tem duração de 3 a 8 dias, podendo evoluir para uma desidratação. Essa clássica doença acontece principalmente na faixa dos 6 meses aos 2 anos de idade. Eventualmente pode ocorrer outros sintomas como náuseas, dor abdominal. A contaminação da doença é fecal-oral , por contato de pessoa pra pessoa, esta presente em utensílios, brinquedos, objetos. O que também pode ser transmitida por água, alimentos e até mesmo por excreções respiratórias quando contaminado.


A vacina é constituída por vírus vivos atenuados, e é aplicada via oral em 2 doses caso seja a monovalente ou em 3 doses caso seja a pentavalente (as duas formas são facilmente encontradas no Brasil). Ela é indicada para crianças com menos de seis meses, mais do que isso ela não é necessária, até porque este é o grupo que mais sofre com a doença.
As vacinas monovalentes devem ser tomadas aos 2 e 4 meses de idade, a pentavalente devem ser tomadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Lembrando que a vacina não protege contra diarréia que são causadas por outros germes e bactérias.

As reações mais comuns a esta vacina são:
- gases
- alteração de cor e consistência nas fezes na primeira semana após a vacina
- irritabilidade
- perda do apetite

As reações eventuais a vacina são:
- Diarréia
- Vômito
- Dor abdominal
- Regurgitação
- Febre nos primeiros dias após a vacina

** Observou-se um discreto aumento de risco de intussuscepção cerca de uma semana após a 1 ª ou 2ª dose da vacina rotavírus (cerca de 1 caso para cada 100.000 crianças vacinadas).


As mamães devem ficar atentas, pois algumas crianças não podem tomar essa vacina:
- Crianças com sangramento intestinal
- Crianças com algum tipo de malformação gastrointestinal
- História de intussuscepção (obstrução intestinal) anterior
- História de doença gastrointestinal crônica
- Crianças com imunodeficiências primárias e secundárias

É muito importante buscarmos saber sobre as vacinas antes mesmo de levar nossos pequenos para tomá-las. 
Lembrando sempre de estar em contato com o pediatra e pedir todas as indicações possíveis sobre essa fase. Até porque a fase dos 0 a 1 ano de vida é cheio de picadinhas para os nossos pequenos e não podemos ficar desinformadas por nada nesse mundo, pois a vida deles que está em risco.


Informações: http://www.cedipi.com.br/blog/vacinas-rotav%C3%ADrus
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centroimunizacoes/Paginas/vacina-rotavirus.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário