segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Baby Blues - o que é isso?

Já ouviram falar em Baby Blues? Eu já e não fazia ideia do que era isso.

Muitas mães com quem já conversei haviam me dito ter sofrido de Baby Blues e que foi uma fase muito difícil e complicada para elas. Ai sabe quando, você balança a cabeça, concorda, mas não tem ideia do que estão falando? Eu estava assim, até que resolvi entender o que era esse dito cujo e vim compartilhar com vocês. 

Imagem retirada zazou.com.br

Essa melancolia que as mães experimentam após o parto, pode ser facilmente confundida com a depressão pós parto, mas as duas coisas são bem diferentes e devemos ficar atentas para não nos confundir. 

Também conhecido como blues puerperal, acontece logo após a chegada do bebê e esta muito ligada aos hormônios. Temos uma mudança hormonal repentina que ocorrem durante e após o parto e acaba afetando a mamãe. Esse tipo de coisa passa naturalmente, não necessita de tratamento médico e nem vai causar nenhum dano ao bebê, depois que os hormônios se ajustam o baby blues passa.

Baby Blues nada mais é do que uma melancolia esquisita, uma tristeza que te ocorre em alguns momentos do dia, não é 100% do seu tempo que você sentirá isso. Os médicos alegam que o baby blues duram poucos dias, no máximo duas ou três semanas. 

Tudo o que você precisa neste momento de tristeza é paciência consigo mesma. Você precisa se dar uma folga e não se preocupar em estar feliz 24h do seu dia porque acabou de ter um bebê. Caso você tenha esse sintoma de tristeza, respeite-o e entenda esse momento. As pessoas que estão ao seu redor também precisam dessa paciência e irão respeitar o seu momento, se sentir acolhida e ter o apoio das pessoas com certeza irá te fazer bem.

Peça ajuda a quem esta ao seu redor para que cuide do bebê para que você tenha tempo de tomar uma banho tranquilamente, não precisar comer correndo e até mesmo para descansar um pouco mais. Desabafar e conversar sobre os seus sentimentos também ajudam neste momento e ainda podem lhe render um ombro amigo. O melhor remédio nessas horas é o acolhimento e a paciência. 

É normal sentir essa mudança, não só no seu corpo, mas na sua vida. São muitas coisas para administrar com a chegada do novo membro da família, são muitas novidades e a confusão pode aparecer sim, se for mamãe de primeira viagem então, é mais fácil de ficar com a cabeça cheia. 

Não se sinta culpada, converse com outras mamães e veja o que elas tem a dizer, se esse sentimento for muito intenso e não te der nenhuma folguinha durante o dia, converse com o seu médico a respeito do que pode ser feito e claro que também se você se sentir incapacitada de cuidar do bebê e sentir que a situação esta fora de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário