segunda-feira, 17 de julho de 2017

A fase dos dentinhos





Um marco no desenvolvimento dos bebês é a fase dos dentinhos, geralmente o primeiro dentinho pode aparecer por volta dos 5 meses (os mais precoces) até o primeiro aninho de vida.
Não é aquele marco que acontece apenas uma vez e acabou, muito pelo contrário, a mudança do sorrisinho banguelinha vem com o tempo e pode se estender até os 3 aninhos de vida da criança. Os primeiros indícios de dentinhos são ainda na barriga da mamãe, onde já se desenvolve os botõezinhos dentários.


Geralmente os dentinhos começam a apontar logo nos primeiros momentos da introdução da papinha, o que vai facilitando essa introdução de sólidos desde o começo. Os últimos dentinhos (que geralmente são os molares, aqueles do fundinho da boca) costumam ter nascido até os 2 aninhos, e aos 3 a criança já deve ter completos os 20 dentinhos de leite.
Resultado de imagem para fase dentinhos
Imagem retirada do Google
A chegada do primeiro dentinho não é muito agradável as crianças e nem aos pais.

É um processo demorado e bem exaustivo. Sorte é aquelas que não tem nenhuma reação. Porém para aquelas que as reações se manifestam, os papais podem esperar alguns sintomas como febre, diarreia e as vezes até vômitos, muitos especialistas dizem que estes sintomas não estão ligados de fato ao nascimento dos dentes. Mas é algo que sempre é observado.
Se o baby estiver bem manhoso, babando bastante e apresentar algum desconforto para mamar ou comer, pode apostar que tem rompimento de dentinho a caminho. É comum acontecer até um mês antes, o que também haverá em conjunto, muitas noites em claro e bastante colinho para consolar o bebê. Pode acontecer de ter gengivas inchadas e bochechas maiores, mas calma lá ... que passa viu?!

Nem sempre TODOS os bebês sofrem com esse desenvolvimento, os mais sortudos podem passar por essa experiência, sem esboçar nenhuma reação de dor. Mas é claro que não deixa ser aquela mudança, imagina? Um dia bebê banguela e no outro, vários dentinhos!

Como podemos evitar o incômodo nessa hora?

Antes de começar a surgir os dentinhos, não há o que pode ser feito. Não tenha pressa, cada bebê tem o seu tempo. Mas tem várias dicas que o sofrimento dessa fase seja mais “tranquilo”.
O maior amigo nessas horas, são os famosos mordedores e se tiver a função de deixar geladinho, melhor ainda! Mas você pode apelar para as soluções caseiras, como, dar frutinhas ou iogurte mais geladinho, um suquinho mais geladinho e outros alimentos que ele já está comendo, porém mais frios. Se a dor for muito forte e ficar persistindo você pode entrar com um analgésico infantil, com orientação do pediatra.

Resultado de imagem para mordedor de bebe
Imagem retirada do Google
A nossa experiência com os dentinhos não foi um absurdo, mas não foi tranquila. A Nicole teve o primeiro dentinho com 1 ano e quase 1 mês. Houveram as famosas reações de febre, diarreia e até um resfriadinho junto. Foram noites intermináveis e manha por todo lado, mas o segredo para encarar foi muita paciência e muito colinho. Acabou dando certo e posso dizer que para os outros dentinhos (agora 5), a sofrência não foi abusiva. Quando passamos a primeira vez, já ficamos espertas e anestesiadas para a segunda! E que venha mais 15 dentinhos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário