segunda-feira, 14 de maio de 2018

Passaporte Infantil - Como proceder?

Oi oi oi pessoal!

Tudo bem?

Vai viajar para fora do Brasil com os filhos e não sabe por onde começar?
Pois bem, vim ajudar vocês com o primeiro passo: o PASSAPORTE.


Resultado de imagem para passaporte
viagemeturismo.abril.com.br
Não é um bicho de sete cabeças como todo mundo pensa, é muito mais simples do que o passaporte de adulto. E por isso vim com o passo a passo para vocês!

1. Entrar no site da Polícia Federal: clique aqui;

2. Verificar as documentações necessárias para o Passaporte Comum (para brasileiros);

3.Prestar atenção ao item 8. E para verificar qual o tipo de passaporte que pretende tirar para o seu filho, clique aqui;

  ** Ressalto que existem três tipos de passaporte para menores de 12 anos e todos eles requer o preenchimento do formulário pelos pais e que deve ser reconhecido em cartório.
Formulário para emissão do passaporte dando autorização da criança a viajar com ambos os pais ou responsável presentes (Esta foi a opção escolhida para o passaporte da Nicole);
Formulário para emissão do passaporte dando autorização da criança a viajar apenas com 1 dos pais ou responsável presentes;
Formulário para emissão de passaporte dando autorização da criança a viajar sem estar acompanhado dos pais ou responsável.

4. Vai solicitar o requerimento do passaporte, e preencher todos os dados necessários e que aparecerão no passaporte, preencha todos os dados corretamente.

5. Você terá que pagar a GRU (a taxa para emissão do passaporte) com o valor de R$257,00 (Maio/18). O pagamento pode ser reconhecido em até 2 dias no site.

6. Após o pagamento ter sido identificado é hora de você fazer o agendamento no posto mais próximo para você, pois ambos os pais e a criança terão que comparecer no posto de atendimento com os documentos necessários.

7. No dia agendado chegue no posto com pelo menos 10 minutos de antecedência, você será chamado por nome e não esqueça de todos os documentos solicitados que você leu aqui;

8. O passaporte geralmente fica pronto em 10 dias e você receberá um e-mail confirmando que esta pronto, você deve agendar a data de retirada do passaporte no posto de origem escolhida.

E é isso ai, não pode se esquecer de conferir se o documento esta com todas as informações corretas e para a retirada não é necessário ir ambos os pais, porém é importante que a criança esteja presente,

Para quem esta se perguntando sobre a duração do passaporte, abaixo uma tabela com a duração de anos por idade da criança (retirado do site da Polícia Federal).

IDADE
VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto
1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos
2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos
3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos
4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos
5 anos
18 anos completos ou mais
10 anos

O procedimento é bem simples e rápido, porém evite alta temporada pois a tendência para esses períodos é demorar no agendamento.

E vamos que vamos, pois viajar é bom demais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário