Tecnologia do Blogger.

Dicas de atividades para fazer em casa com as crianças nas férias!

Oi oi queridinhos!

Manter as crianças nas férias entretidas é como uma missão. E missão dada é missão cumprida, certo? Talvez! 😂

Sei que essa missão não é nada fácil e por isso eu estou aqui para ajudar vocês! Trago dicas de brincadeiras possíveis de fazer em casa, para aqueles momentos que não esta rolando sair para um passeio ou o dinheiro está um pouquinho escasso.

Se liga nas dicas abaixo:

1 - Boneco de bexiga com farinha


Um bonequinho sensorial e que envolve a criança no em todos os momentos da brincadeira.
Você vai precisar de:
Farinha - 250gr
Bexiga colorida
1 garrafa (você pode fazer um funil com a garrafa) ou funil
Canetinhas coloridas

Se utilizar garrafa, coloque a farinha dentro da garrafa e enganche a abertura da bexiga na abertura da garrafa, coloque toda a farinha dentro da bexiga e dê um nó na bexiga (igual quando você faz se encher ela de ar). Se utilizar o funil, é só colocar a bexiga na abertura do funil e vai colocando a farinha dentro da bexiga, ao final dê um nó.
Dica: enfeite o bonequinho do jeito que quiser, faça uma carinha com as canetinhas coloridas e utiliza a imaginação, podendo usar papel crepom ou até lã para fazer os cabelinhos.

2 - Massinha de modelar caseira


Nada mais legal do que envolver a criançada no preparo de uma das brincadeiras favoritas delas. 
Você vai precisar de:
1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício - coloridos

Em uma grande vasilha misture a farinha e o sal, em seguida a água e o óleo. Misture todo o conteúdo até que a massa fique de uma forma homogênea, se ficar muito seca e quebradiça coloque um pouco mais de água e se estiver muito mole adicione mais farinha. O último elemento é o corante alimentício. Lembrando que todas os ingredientes são comestíveis, não há necessidade de preocupação em caso dos pequenos colocar a massinha na boca ou engolir alguns pedacinhos. Apenas é importante verificar se não há nenhuma alergia por parte da criança com os ingredientes utilizados.
Dica: você pode usar colorantes alimentícios diferenciados, como o colorau para ficar avermelhado ou alaranjado. Pózinho de suco artificial de uva, frutas vermelhas para as determinadas cores. É possível utilizar a imaginação ao criar o seu próprio modelo.
Para conservação da massinha de modelar, coloque a em um pote bem fechado dentro da geladeira.

3 - Oficina de slime


A nova sensação dos pequenos é a famosa meleca, existem vários jeitos de fazer slime e hoje é possível comprar kits prontos. Mas colocar as mãos na massa com as crianças faz bem e estimula a imaginação.
Você vai precisar de (a quantidade vai depender de quanto você quer fazer):
Cola branca 
Água morna 
Bicarbonato de sódio
Espuma de barbear
Água boricada
Corante colorido
Glitter

Em uma bacia coloque um pouco de cola branca, acrescente a água morna e o bicarbonato, não pare de mexer. Coloque um pouco de espuma de barbear e continue mexendo, coloque o corante da cor escolhida e em seguida vai colocando a água boricada aos pouquinhos e mexa, acrescente o Glitter e mexa até que a slime desgrude da bacia. Ao desgrudar pegue a com as mãos e continue mexendo até que ela não grude nas mãos.
Dica: você pode acrescentar bolinhas ou Glitter diferenciados para dar novas texturas.

4 - Saquinhos sensoriais


Muito divertido e trazendo a possibilidade de aguçar os 5 sentidos, principalmente o Tato.
Os saco sensoriais utilizados com saquinhos de plástico mais grosso e aliados a diversos materiais são recursos lúdicos que também podem ser muito explorados com autistas.

Você vai precisar de:
Gel para cabelo
Água
Corante 
Fita adesiva
Sacos plásticos transparentes
Lantejoulas - formatos e cores variados 

Coloque em uma bacia o gel, água e corante, misture bem e acrescente as lantejoulas. Coloque a misture dentro de um saco plástico transparente e espalhe. Dobre a ponta do saco plástico e cole com fita adesiva, dobre mais uma vez e cole novamente. Se quiser deixar mais segure, coloque o saco com a misture dentro de outro, dobre e cole a ponta.
Dica: você pode colocar bichinhos ou outros objetos dentro do saquinho com a mistura para deixar a brincadeira mais sensorial.

5 - Pintura com esponja


Criar texturas e despertar a imaginação através de desenhos e tintas é o que as crianças adoram!
E podemos despertar memórias como essa com produtos que temos em casa.

Você vai precisar de:
Tinta guache colorida
Água (para diluir a tinta guache)
Prato (para colocar a tinta)
Esponja de cozinha (você pode cortar em formas diferentes)
Papel branco ou cartolina
Toalha de papel

Coloque a tinta de cor escolhida no prato com um pouco de água diluindo a tinta. Peça para a criança pegar a esponja, molhar na tinta e carimbar no papel (ou na cartolina). Deixe a criança explorar as formas e as cores usando a imaginação. Usar as mãos também vale!
Dica: você pode usar esponjas de banho que costumam ter formatos diferentes. Para limpar as esponjas, deixe em água corrente e ao sair o excesso de tinta coloque em água fervendo com detergente por 3 minutos.

Agora não tem desculpa para não passar um tempo de qualidade com as crianças, hein! Aproveite as dicas e compartilhe aqui o que estão fazendo essas férias. Use a hashtag #planorosadeferias no instagram e divida com a gente essa diversão!

Nenhum comentário