Tecnologia do Blogger.

Dia Nacional da Conscientização da DERMATITE ATÓPICA

Olá meus amores, tudo bem?

Vocês sabiam que dia 23 de Setembro é o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica?



Mas afinal, o que é isso?
Dermatite Atópica é uma condição genética que atinge 25% de bebês e crianças. Geralmente esta "doença" aparece antes dos dois anos de idade e por ser nesta faixa etária pode ser considerada mais grave. A criança com esta condição desenvolve lesões e eczema na pele, devido as coceiras frequentes. Eles possuem uma maior perda de água, através da epiderme, o que prejudica a hidratação natural da pele e aumenta a vulnerabilidade dela. As lesões e coceiras são mais comuns aparecerem no pescoço, pernas, braços e até no rosto. Muita crianças apresentam também nas juntas do corpo.

Essa condição afeta a rotina da vida da criança e de quem esta ao redor, devido aos cuidados necessários. Existe o cansaço físico e mental, além do estético para a criança que apresenta esta condição e cresce com isso, afinal é algo que esta aparente na pele. Na fase da adolescência pode haver a necessidade de uma acompanhamento psicológico para que não afete a autoestima. Ainda não existe uma cura completa, devido a ser uma doença crônica, o que existe é o tratamento para esta condição através de muita hidratação e certos medicamentos como, quimioterapia, corticoide, antisséptico tópico e anti - histamínico, que aliviam os sintomas. Cada medicamente deve ser prescrito por um médico, após a avaliação do quão grave é o nível da Dermatite.

É possível identificar esta condição a cada 1 criança em 5 em nosso país, a rotina de sono também costuma ser afetada, geralmente a criança dorme menos 46 minutos por noite devido aos episódios de coceira e dor.
Como este assunto se tornou visível, a Sociedade de Dermatologia Brasileira, criou este dia para a conscientização da doença e para trazer a gravidade dessas condições ao máximo de pessoas possíveis, com informações relevantes do caso.



Não é uma doença contagiosa, segundo estudos, já está bem fundamentado de que esta condição é hereditária, para a criança desenvolver essa doença, ela precisa ter essa herança no corpo.
Em nossa família o caso desta doença é em minha irmã, porém tivemos a descoberta recente de que a Nicole também tem esta condição. Como o grau da condição da Nicole é leve, conseguimos ir tratando com hidratação diária e pomadas com corticoide. 

É possível identificar alguns sintomas, como:
  • Áreas esfoladas da pele causadas por coceira
  • Alterações na cor da pele
  • Pele mais clara ou escura que o seu tom normal
  • Vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas
E alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento e evolução de crises, são:
  • Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais
  • Pele seca
  • Exposição a irritantes ambientais
  • Exposição à água
  • Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes
  • Produtos de limpeza
  • Roupas de lã e de tecido sintético
  • Baixa umidade do ar
  • Frio, calor e transpiração intenso
  • Estresse

Busque histórico familiar e fique atento há algumas dessas informações anteriores, caso perceba na criança. É muito importante procurar o médico caso haja algum desses sinais, apenas ele será capaz de identificar a gravidade do problema e indicar o tratamento adequado. Ressaltando também que os sintomas e os fatores de risco se apresentam diferentes dependendo da idade da pessoa.



Algumas empresas já demonstram a preocupação com essa condição em nossas crianças, como é o caso da Mustela. Visando as crianças que foram acometidas por essa doença crônica, eles desenvolveram um pijama calmante, formulado para pele de bebês com Dermatite Atópica. O novo produto é composto 100% por ingredientes de origem natural, tem em suas fibras ativos naturais encapsulados que possuem ação calmante e são liberados através do contato com a pele do bebê.


Vamos conscientizar cada vez mais pessoas para um assunto tão importante e que tem vindo a tona recentemente!
Você tem algum caso de Dermatite Atópica na família?

Nenhum comentário